A BE propõe-se  colaborar com os docentes em atividades de articulação curricular, desenvolve ações que visam o desenvolvimento das literacias e a promoção da leitura.

A BE disponibiliza as seguintes serviços:

  • Visitas guiadas à BE / sessões de formação de utilizadores
  • Apoio à pesquisa e à elaboração de trabalhos
  • Tutoriais sobre ensino à distância, procura, validação, seleção e utilização da informação
  • Sessões sobre métodos e técnicas de estudo
  • Acompanhamento da leitura curricular e lúdica
  • Clube de Manga e clube de literatura
  • A BE vai à sala de aula / Aula na BE
  • Feiras do livro, exposição temáticas interativas
  • Encontros com escritores e outras personalidades
  • Concursos: Quiz de Ciências, CNL, concurso de escrita
  • Wokshops de desenho manga, cosplay, ativismo, etc

 Horário: 8:45 - 17:30

 


Quiz de Ciências
: Parabéns às alunas Marta Tavares, Matilde Sousa e Matilde Rocha do 7.º A, que obtiveram os melhores resultados do 1.º período!

 Às segundas temos sessão de leitura na BE, com a Educação Especial.

No dia 23 de novembro, começamos a história do Gato Grande, Preto e Gordo e conhecemos a Kengah! Agora, o gato tem de cuidar do ovo... no dia 14 de dezembro ficaremos a saber mais!

Novembro é mês de Saramago na BE da Escola Mário Sacramento.
Visitem a exposição que organizámos para assinalar o evento. Para além das obras, na língua original e traduzidas, e dos objetos alusivos, temos QR Codes que permitem aceder a mais informação: cronologia, biografia e Fundação José Saramago.

Também pode aceder ao mapa interativo e ver o cartaz da exposição

"Ensinar e aprender on line: construindo uma escola mais sustentável" é o título da sessão sobre Ensino à Distância, dirigida pelo Professor Doutor António Teixeira, que teve lugar no dia 4 de novembro, pelas 18 horas.

Tratou-se de uma iniciativa conjunta da BE e da Equipa de Avaliação Interna.

A situação de fecho das escolas, devido à pandemia, veio acelerar um processo que estava já em curso e mostrar o lugar central da educação neste contexto. Após a experiência inicial de" ensino remoto de emergência", que foi a resposta possível, sem um modelo pedagógico organizado, urge repensar o desenho do processo de aprendizagem como ecossistema de aprendizagem e evitar o subterfúgio de que nada substitui a realidade presencial.

 

Poderá consultar o cartaz do evento aqui.

O mês de outubro está a terminar e aproxima-se aquela data que nos traz um bom pretexto para ler... o Halloween!

Os celtas, na passagem de 31 de outubro para 1 de novembro, faziam um grande festival, o Samhain, para celebrar as colheitas do ano e homenagear os mortos. Durante essa festa, os limites entre o real e o sobrenatural diluíam-se...

Os livros assinalados com um "C" são os Clássicos e vai ser difícil escolher!!!

 No ano em que se comemora o centenário do nascimento de dois grandes nomes da literatura contemporânea: Isaac Asimov e Ray Bradbury, a BE quis prestar uma pequena homenagem com uma mostra documental.

Isaac Asimov, bioquímico de formação, singularizou-se como autor de ficção científica "hard". Um género que se carateriza pela preocupação com temas científicos, tecnológicos e sociais, que encontramos em obras como Fundação ou Eu, Robô. Este último conheceu uma ampla divulgação cinematográfica e ficou ligado à história da IA, pela apresentação das três fundamentais da robótica.

Ray Bradbury consagrou-se igualmente no género ficção científica ou, como alguns preferem chamar-lhe, na narrativa fantástica. Autor de obras como Em jardins de cristais: química e literatura, é sobretudo conhecido pelo  prestigiado Farenheit 451, um romance distópico sobre uma sociedade do futuro, na qual os livros são absolutamente proibidos!

" O verbo ler, como o verbo amar e o verbo sonhar, não suporta o imperativo"

                                                         (Jorge Luís Borges)