Kamilala:
Um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas

A turma do 4º ano de Bonsucesso participou no Concurso Kamishibai Plurilingue subordinado ao tema “O Mundo estava a mudar mais rapidamente que o tinha imaginado” e recebeu o primeiro prémio Ex Aequo, na categoria dos 6/10 anos com o título “Será a união a solução?

Ver vídeo [aqui]

Este trabalho foi desenvolvido com o grupo de estágio no âmbito do projeto de mestrado das professoras estagiárias Milene e Sónia e com a colaboração da professora doutora da Universidade de Aveiro e supervisora pedagógica Rosa Maria Faneca.

Este ano letivo houve a concurso 33 Kamisihibais a nível nacional. A cerimónia da entrega dos prémios às escolas vencedoras ocorreu no passado dia 1 de junho, via plataforma Zoom.

“Este concurso anual oferece às crianças de 3 a 15 anos a possibilidade de criar uma história no formato Kamishibai, integrando quatro línguas ou mais, incluindo a língua da escola. Este projeto de grupo é uma oportunidade para envolver várias línguas, às vezes ignoradas na estrutura educativa, e desenvolver competências diversas. Através da escrita colaborativa, as crianças desenvolvem competências linguísticas na língua da escola, experimentam a intercompreensão e contactam com a alteridade à medida que descobrem diferentes línguas e, consequentemente, outras visões do mundo. Este projeto visa mostrar que o concurso Kamishibai Plurilingue, através da experiência de criação e (re)descoberta que oferece, é uma ferramenta para promover a inclusão social em contextos educativos ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de competências linguísticas na língua de escolarização, interculturais e de aprendizagem”.