“Que seria de nós se uma lucidez de apocalipse nos tornasse cônscios de que nada, mesmo nada vale afinal a pena. Sabemo-lo, em qualquer caso, mas temos a força e a liberdade de o negarmos, felizmente.”
(Sacramento, M., Diário, p.21)
“Se homem não é, assim, um meio apenas de chegar ao céu ou à mesa posta: é um fim em si mesmo.”
(Sacramento, M., Frátria, p.114)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)
“A indiferença, a passividade, só degradam e corrompem.”
(Sacramento, M., Frátria, p.56)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)

Em Destaque

Aulas de Preparação para Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais

Podem consultar o horário das aulas de apoio e preparação para as Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais no seguinte link.

Decorreu no dia 18 de maio (sábado), na Figueira da Foz, a etapa Nacional das Olimpíadas da Física 2024. No escalão A, participaram doze equipas de alunos do 9º ano de todo o país.
Esta competição foi ganha pela equipa da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, constituída pelos alunos Afonso Inácio, Leonardo Aires e Tomás Rei, da turma B do 9ºano. Os alunos foram acompanhados pela sua professora de Físico-Química, professora Ana Amado, e pela professora Helena Duarte.
Toda a escola, e em particular os professores que trabalham com estes alunos, destacam esta conquista verdadeiramente notável e digna de reconhecimento. O desempenho excecional que demonstraram evidencia não apenas um conhecimento bastante considerável desta ciência, mas sobretudo a capacidade de aplicar esse conhecimento de maneira criativa e inovadora. Participar numa competição deste nível e alcançar este resultado requer, neste nível etário, uma paixão genuína pelo assunto, uma determinação em dominar os conceitos e em resolver problemas complexos de uma forma inovadora.
 
Consideramos que esta não é apenas uma vitória pessoal, mas também uma conquista para a escola e sobretudo para as famílias destes alunos: ela é o reflexo das experiências que viveram, do apoio que tiveram das suas famílias, das orientações que receberam ao longo das suas vidas e também dos seus percursos académicos. 
 
Esperamos que estes alunos continuem a desenvolver as suas competências e a explorar os mistérios da física com entusiasmo e curiosidade; esperamos ainda que esta conquista seja um exemplo inspirador para todos os estudantes da nossa escola.
 
Aos três alunos da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, os nossos parabéns!