“Que seria de nós se uma lucidez de apocalipse nos tornasse cônscios de que nada, mesmo nada vale afinal a pena. Sabemo-lo, em qualquer caso, mas temos a força e a liberdade de o negarmos, felizmente.”
(Sacramento, M., Diário, p.21)
“Se homem não é, assim, um meio apenas de chegar ao céu ou à mesa posta: é um fim em si mesmo.”
(Sacramento, M., Frátria, p.114)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)
“A indiferença, a passividade, só degradam e corrompem.”
(Sacramento, M., Frátria, p.56)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)

Em Destaque

Aulas de Preparação para Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais

Podem consultar o horário das aulas de apoio e preparação para as Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais no seguinte link.

Irá realizar-se um encontro/reflexão sobre Orientação Vocacional no nosso Agrupamento. Este encontro irá decorrer na Escola Sede do nosso Agrupamento (Sala Polivalente), no dia 6 de junho de 2024, pelas 18h30, onde serão abordados os seguintes pontos:
Apresentação da Ditame e do conceito de orientação vocacional:
Quem somos, o que é orientação vocacional e por que é importante para os jovens escolherem um percurso que os motive e potencie a sua realização futura.
Autoconhecimento:
A importância dos jovens se conhecerem, nomeadamente as suas competências, interesses, valores e personalidade.
Exploração de opções de percursos escolares e profissionais:
Apresentar opções de percursos escolares e profissionais, destacando diferentes áreas, setores, atividades e profissões.
Habilitações e competências necessárias:
Abordar diferentes vias de escolaridade para completar o ensino obrigatório e após o 12º ano obter uma qualificação.
Realidade do mercado de trabalho:
As tendências do mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver percursos profissionais com flexibilidade, dado que os percursos profissionais não são lineares e é essencial estar aberto a mudanças e oportunidades.
Tomadas de decisão:
Estratégias que ajudam os jovens a tomar decisões informadas sobre o seu percurso escolar, académico e profissional, considerando seus interesses, competências e metas pessoais. Abordar a importância de considerar fatores como equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, potencial de ganhos financeiros e satisfação pessoal.
Suporte dos pais e encarregados de educação:
O papel dos pais e encarregados de educação no apoio aos jovens durante o processo de orientação vocacional, encorajando a exploração e o autoconhecimento, com mentalidade aberta e assumindo o suporte emocional necessário durante o processo de tomada de decisão.
Recursos disponíveis:
Sugestão de recursos úteis de exploração vocacional (sites, feiras e programas de estágio).
Perguntas e respostas:
Abrir espaço para perguntas dos pais e dos jovens. Oportunidade de esclarecimento de dúvidas e informações adicionais sobre orientação vocacional.